Teste de Segurança Elétrica
Previna seus equipamentos de uma fuga elétrica
Dentro dos Estabelecimentos de Saúde nos deparamos com uma gama de equipamentos que funcionam através de alimentação direta ou indiretamente a eletricidade.
Estes equipamentos entram em contato com o paciente e operador diretamente ou indiretamente, por isso, os cuidados sobre essa ligação (Equipamento/Paciente) devem ser redobrados, pois os envolvidos neste processo correm o risco de estar expostos a possíveis fugas da rede elétrica.
Para que seja possível identificar essas fugas e garantir que o equipamento esteja seguro e dentro dos limites toleráveis exigidos por normativas vigentes, deve ser realizado um serviço conhecido como Teste de Segurança Elétrica (TSE).
Realizando o Teste de Segurança Elétrica
O TSE tem como finalidade verificar as condições de segurança de equipamentos eletromédicos. Como resultado, deve ser emitido um relatório contendo informações sobre medição de corrente de fuga, consumo, valores de tensão de alimentação, aterramento e resistência de isolação. Dessa forma, o objetivo da Ribertec Hospitalar, através de uma equipe multidisciplinar de especialistas, técnicos e engenheiros, é assegurar a correta funcionalidade dos equipamentos baseada em normas vigentes.
Como resultado da nossa análise técnica, é emitido um checklist com todos os dados analisados, os seus valores de referência normativas e dados coletados por analisadores de ponta sempre calibrados, as aprovações e reprovações e as observações necessárias sobre o serviço executado.
Quais normativas são referência para os serviços prestados
A Ribertec Hospitalar se baseia em duas principais normas que regem os quesitos de Segurança Elétrica em Equipamentos Eletromédicos para a realização dos seus ensaios e emissão de relatórios:
- NBR ISO IEC 60601-1:2022 – Equipamentos Eletromédicos: Requisitos Gerais para Segurança Básica e Desempenho Essencial.
- NBR IEC 62353:2019 – Equipamento Eletromédico: Ensaio Recorrente e Ensaio após o Reparo de Equipamento Eletromédico
Qual a importância do TSE?
Além de prevenir que os pacientes estejam em contato com possíveis fugas de corrente elétrica, os operadores que irão manuseá-lo também ficarão protegido contra possíveis descargas elétricas, prezando pela segurança e bem estar dos envolvidos e qualidade nos serviços gerais prestados.